Informativo sobre o Auxílio Provisório de Apoio ao Estudante 2021

*Informativo sobre Auxílio Provisório de Apoio ao Estudante 2021. *
A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) informa que a Reitoria da Universidade Federal de Viçosa autorizou o pagamento do Auxílio Provisório de Apoio aos Estudantes, durante o período de julho a dezembro do ano de 2021. O valor do auxílio será de R$150,00 reais.
O objetivo do auxílio é contribuir para permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, bem como mitigar os índices de retenção e evasão, durante a realização de curso de graduação na UFV, considerando o contexto de pandemia da COVID-19.
Os critérios de seleção foram:
• Ter processo de avaliação socioeconômica concluída no Serviço de Bolsa.
• Ser estudantes em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com a análise realizada pelos Assistentes Sociais do Serviço de Bolsa;
• Estar regularmente matriculados no Período Especial Remoto (PER) em cursos de graduação;
• Não receber auxílios emergenciais moradia e/ou alimentação.
A proposta para distribuição do recurso considerou as constantes buscas pelos estudantes por auxílios da Assistência Estudantil da UFV, em especial aqueles em extrema vulnerabilidade socioeconômica, cuja realidade social tem dificultado o acesso as propostas de ensino da instituição no período atual de pandemia, bem como cota orçamentária para cada Campus da UFV e o atendimento em apenas uma categoria de benefício.
Cabe ressaltar que, foi enviado por e-mail o formulário com prazo estabelecido para que o discente pré – selecionado, de acordo com os critérios acima, informasse os dados necessários para o recebimento do auxílio.
Os pagamentos estão condicionados às informações corretas dos dados pessoais e bancário do estudante e ocorrem sempre no mês posterior ao mês de envio da planilha para o setor financeiro, não sendo possível especificar o dia exato do pagamento.
Informamos também que este pagamento está condicionado à disponibilidade orçamentária do Ministério da Educação (MEC) e que não está prevista a continuidade para o ano de 2022.
Sobre a solicitação de novas análises socioeconômicas, informamos que o Serviço de Bolsa da UFV não está recebendo documentação para solicitação de avaliação, pois estamos aguardando a conclusão do sistema on-line para encaminhamento de documentos, em breve será disponibilizado.
Por fim, as situações não descritas ou não previstas neste documento serão discutidas de forma colegiada entre os profissionais Assistentes Sociais e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.